Um caminhão baú carregado com cerca de 13 toneladas de farinha de trigo tombou na tarde desta quinta-feira (29) à margem da rodovia PR-491, na saída de Nova Santa Rosa para Maripá, após o motorista realizar uma manobra brusca em uma decida para evitar uma colisão com uma colheitadeira, que estaria trafegando de ré na pista, sem batedor, colocando em risco a segurança viária no trecho.
Conforme relato de um dos ocupantes do caminhão, o veículo saiu de Marechal Cândido Rondon com destino ao estado de São Paulo e seguia sentido Maripá quando foi surpreendido pela colheitadeira, que estaria retornando de ré em direção a Nova Santa Rosa após não conseguir atravessar a ponte sobre a Sanga Xerê. Segundo ele, não havia qualquer sinalização ou veículo de apoio acompanhando a máquina agrícola.
Para evitar bater na traseira da colheitadeira, o motorista desviou rapidamente para a pista contrária. Ao tentar retornar para sua faixa logo à frente da máquina, perdeu o controle do caminhão, que saiu da pista, atingiu algumas árvores e parou na barranca do rio, ficando a poucos metros de cair dentro da Sanga Xerê.
Apesar dos danos materiais significativos, o motorista e o auxiliar não sofreram ferimentos. O relato é de indignação com a conduta do operador da colheitadeira, que, segundo ele, continuou trafegando de ré após o acidente e deixou o local sem prestar qualquer tipo de socorro.
Até o momento, o condutor da colheitadeira não foi identificado, assim como não há informações oficiais sobre o motivo de a máquina estar circulando pela rodovia sem batedor, prática exigida para esse tipo de deslocamento.
A empresa proprietária da carga do caminhão, sediada em Marechal Cândido Rondon, deve enviar outro veículo para realizar o transbordo da carga.












